top of page

10 edições de história

O Caruru da Diversidade é um evento sem fins lucrativos realizado anualmente pelo Grupo de Dissidência Sexual e de Gênero das Residências (GDR). Tendo por finalidades o debate acerca da diversidade sexual, a aproximação da comunidade universitária às discussões do grupo LGBT+ (abrangendo reconhecimentos identitários dissidentes), e ampliar o diálogo com os demais segmentos sociais, sempre pautando por uma atuação política e acadêmica. Durante os últimos nove anos, o evento sempre contou com o apoio e patrocínio da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da UFBA (PROAE).
O GDR é fruto da transformação do Grupo Gay das Residências (GGR), criado no âmbito da residência universitária R1, localizada na Av. Sete de Setembro, no Corredor da Vitória, nº 2382, no CEP 40.080.005. É composto por estudantes que sofreram homofobia, opressão esta que atentava contra a permanência destes no espaço das residências, desta maneira, criaram o coletivo para dar suporte e acolhimento a pessoas LGBT+. Com o tempo, o grupo passou a realizar eventos para discutir a temática e como ponto de encontro de jovens LGBT+ que sofriam das mesmas demandas. É importante ressaltar que o grupo ainda em segmento informal, está em seu decenal, pois nunca foi uma preocupação registrar-se como pessoa jurídica, uma vez que é composto há 10 anos de estudantes que se formam e saem do espaço das residências, mas continuam atuantes devido a trajetória emblemática. Entretanto, é importante ressaltar que o caráter volátil dos membros nunca alterou as produções ou descontinuou o compromisso em participar das realizações do grupo.
As nove edições do evento foram: a primeira realizou-se em 25 de outubro de 2009, na Residência Universitária II, localizada no Largo da Vitória, reunindo cerca de oitenta pessoas. A segunda aconteceu em 12 de setembro de 2010, na Residência Universitária I, situada no Corredor da Vitória, na qual tivemos um público de duzentos e noventa pessoas. A terceira aconteceu em 11 de setembro de 2011, na Residência Universitária III, situada na Graça, atingindo a marca de trezentos participantes. A quarta edição aconteceu em 08 de setembro de 2012, na Residência Universitária I e teve a presença de cerca de setecentas pessoas. Da quinta à nona edição o Caruru da Diversidade aconteceu no mesmo local que a quarta e tiveram um recorde de público. Há cada ano, o Caruru da Diversidade cresce e é reconhecido como espaço político e festivo de grande importância na luta da comunidade LGBT+.
O Caruru da Diversidade tornou-se a segunda principal atividade anual da luta pela defesa das minorias na Semana da Diversidade da Bahia. Reúne diversos grupos e
entidades, universitários e importantes nomes, cujos sujeitos constituem-se em referências na luta contra discriminação e preconceito. Demais informações podem ser comprovadas no portfólio do GDR.

bottom of page